Total de visualizações de página

domingo, 3 de outubro de 2010

O PODER DA PROPAGANDA

O governador Sérgio Cabral é reeleito no Rio de Janeiro e Lindberg Farias é eleito senador pelo mesmo estado! Essas foram as principais notícias ao término das apurações das eleições 2010. Nada de mais, afinal, alguém tem que ser eleito mesmo. Mas, o que mais me intriga é a surra que ambos impuseram em seus respectivos adversários, o Cabral atropelou o seus adversário, Fernando Gabeira, com mais de 65% de votos, e o "menino biônico"da terra do frevo e do PT, nem tanto pela quantidade de votos em relação aos seus adversários, mas pela atropelada final, passando o tradicional DEM(ente), César Maia, e o "pastor-lobo" da Universal, Marcelo Crivella.
O que isso me sugere aqui em terras fluminenses? Tentei ler artigos aqui na rede, assistir os analistas de plantão na televisão e até ouvir as criticas do rádio. Nada! Ninguém conseguiu me convencer do porquê dessa lavada de ambos aqui em meu estado.
O cabral, filho, governa um estado há mais ou menos 4 anos e vive desdizendo o obvio, que a segurança, a saúde e a educação de nosso estado continuam uma merda. Em sua retórica, afinadíssima com a sua assessoria de marketing, o Rio está uma beleza, que nunca se fez tanto pelo estado do que ele fez nos últimos 4 anos e que os números, as UPP's e os PC's nas escolas provam isso. Ah! Também diz que nunca se investigou, averiguou e prendeu tanto quanto que em seu governo e que o Rio de hoje é um estado de ordem e de progresso. Caramba! O pior não é ele dizer isso tudo. Quem não iria mostrar que fez isso ou aquilo, só coisas boas, para o seu eleitorado? Mentir e manipular dados é com eles mesmos, os políticos. É claro que ele não foi otário de fazer propaganda negativa e auto destrutiva, revelando a verdade sobre o nosso estado e, principalmente, sobre a nossa região metropolitana, Rio, Niterói, São Gonçalo, Baixada etc. Nunca mostraria, por exemplo, que as poucas UPP's instaladas (e sabe-se lá até quando funcionarão) deslocaram uma fatia considerável da bandidagem para os subúrbios do Rio e para cidades satélites da capital do estado, principalmente, Niterói e Baixada. Pelo contrário, mostrou a queda de criminalidade nas áreas das UPP's e sua consequente valorização imobiliária. Agora, os aluguéis vão subir e daqui a pouco a violência também! Rsrsrs!!!
Ah! Ainda teve a cara de pau de dizer que os meliantes "expulsos" das áreas "dominadas" pelas UPP's estão procurando emprego como qualquer outro cidadão desempregado no estado. Hahahaha! Já posso até ver a cena, um gerente de boca de fumo entregando o seu currículo nas Casas Bahia ou no Itaú e ainda argumentando na entrevista que sempre trabalhou sob pressão, que está acostumado a bater metas e tem experiência em gerenciar pessoas em situações de conflito! Pronto! Teremos profissionais capacitadíssimos preenchendo todas as vagas do mercado de trabalho, principalmente nas áreas de vendas, serviços, logística e entretenimento, fora o "feeling" de empreendedorismo e o perfil agressivo, hoje imprescindível num bom candidato a emprego!
Na educação, então, a cara de peroba do Cabral (filho) é mais rústica e cheia de farpas que tapume de obra em comunidade suburbana! Ele, o Cabral (filho), vive divulgando que em seu governo as escolas, os professores e até mesmo os alunos receberam laptops e que as escolas estão sendo climatizadas para torná-las em centros de processamento de dados pedagógicos. Que beleza, hein! Teremos "Cyber Escolas" climatizadas. Um avanço sem precedentes na educação tupiniquim. Correto? Fala sério! Na televisão, na propaganda e no discurso isso fica tão bonito quanto as (poucas) escolas que foram construídas em frente às comunidades carentes escondendo-as, não nos deixando ver que as comunidades continuam tão comunidades como sempre foram. O que ele não divulga, por motivos óbvios, é que os profissionais dessas cyber escolas climatizadas, principalmente os professores, estão cada vez mais desmotivados e desmoralizados, que os salários continuam uma ninharia e que os alunos continuam em instituições do tipo "caixa de gente", agora com frio e internet, mas ainda sem calor humano, sem estímulo profissional e sem perspectiva de uma boa formação. Será que o governador reeleito matricularia um de seus filhos numa de suas cyber escolas climatizadas? Nem fudendo! Então, por que você pode matricular os seus e ainda achar que está uma maravilha? Pára e pensa, porra!
Acho que nem preciso citar alguma coisa sobre a saúde em nosso estado. Se você ainda é sensível à propagando do Cabral (filho), tente marcar uma ressonância magnética ou uma tomografia num hospital do estado! Não vamos ser covardes com o pobre coitado do governador reeleito e dizer que esses exames não são complexos e, até a rede particular tem dificuldades para agendá-lo. Mas, vamos então imaginar você precisando de um desses exames no caso de emergência grave, tipo sendo vítima de um acidente com um quadro de traumatismo craniano profundo. Bem, com sorte, você será encaminhado para uma das poucas emergências públicas que podem pedir esses exames na mesma unidade de saúde e, se a sorte não te abandonar, esses aparelhos estarão funcionando perfeitamente lá. Mas, se você realmente for uma pessoa de sorte, além de ter os aparelhos para os exames e de ainda estarem funcionando, você poderá contar com o plantão dos técnicos que operam esses aparelhos coincidir com o seu acidente. Aí, você deveria sair do hospital e ir direto a uma casa lotérica e apostar tudo que tiver em jogos da mega sena, com certeza ganhará o prêmio acumulado e sozinho, porque vai ter sorte assim na casa do "Cabralho" (o filho). Agora, se você não for uma pessoa de tanta sorte, vão ficar te empurrando de uma unidade para a outra até você não resistir mais e votar no Cabral nas próximas eleições através de voto psicografado! Isso sem falar nas determinações judiciais para que o estado cumpra a compra de medicamentos e aparelhos ou arque com o custo de tratamentos que ele, o Cabral (filho), ignora e ainda põe a culpa na burocracia, vide o caso do menino que morreu aos 14 anos que morreu esperando que o estado cumprisse um determinação da justiça (http://detudoumpoucoforte.blogspot.com/2010/09/o-estado-que-mata-as-suas-criancas.html).
Bem, mas como fatos e experiências não dizem nada e sim a imagem diz tudo, a propaganda do Governador reeleito Sérgio Cabral (o filho da pu...) falou mais alto e ensurdeceu, mais do que cegou, o povo fluminense nessas eleições 2010. E olha que nem citei nada sobre o Lindberg, o "menino biônico" da terra do frevo e do PT. Deixa ele se respingar com o apoio que o Lula do PAC, da Dilma do Dirceu e do próprio Cabral (o filho da puuuu...) das Upp's, dos arrastões em vias expressas, das mortes de crianças por não cumprimento de determinações judiciais, das Cyber Escolas climatizadas com seus respectivos professores e alunos desmotivados, da polícia irresponsavelmente corrupta e violenta, da difusão da bandidagem pelo estado (uma verdadeira democratização da violência) etc etc etc et tal... Talvez ele, o "garoto biônico" da terra do frevo e do PT seja mais citado nas próximas eleições, quando virá candidato a prefeito do Rio ou mesmo para governador do estado, substituindo o Cabral (filho...). Se a propaganda do Cabral estiver aliada ao "garoto biônico" do PT e da terra do frevo, será besteira ter outros candidatos, o povo fluminense elegerá mais uma vez um bom garoto propaganda em primeiro turno! 
 Até as próximas eleições, se ainda resistirmos até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário