Total de visualizações de página

domingo, 10 de julho de 2011

MOBILIZAÇÃO FRENTE AOS IMPACTOS CAUSADOS PELA TRANSCARIOCA


Na manhã deste domingo, dia 10 de julho de 2011, os moradores, comerciantes, amigos e frequentadores dos bairros de Olaria, Ramos e Penha, participaram de um grande abraço simbólico ao redor do bairro de Olaria com o intuito de solicitar uma audiência pública junto ao governo municipal da cidade do Rio de Janeiro, afim de que o mesmo explique melhor acerca dos impactos causados pelas eminentes obras relacionadas com a construção da via Transcarioca, que ligará o aeroporto Tom Jobim à zona oeste da cidade através de BRTs (Bus Rapid Transit).

De modo inexplícito e de certa forma até autoritário, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, desapropriará, parcial e integralmente, diversos imóveis situados nos bairros de Olaria, Ramos, Penha, Brás de Pina etc, causando transtorno sem igual aos moradores, sejam eles proprietários ou inquilinos (aí lê-se despejos), ao comercio local e à tranquilidade cotidiana dos bairros vítimas do trecho 2 da Transcarioca.

Nada contra melhorias para os bairros da zona norte, pelo contrário, sempre fomos "esquecidos" pela prefeitura ou por qualquer extrato do poder público. Mal davam conta do essencial, como iluminação, manutenção das vias e podas de árvores, por exemplo. Sempre que a zona norte precisou de alguma prestação de serviço essencial ou não em um de seus bairros, normalmente, enfrentava profunda dificuldade para ser atendida. Logo, não seria justamente agora, visando melhorias, que a zona norte se oporia frente aos benefícios que sempre foram almejados.

Todavia, depois de negligenciarem por décadas a região, agora, sob motivação dos próximos eventos esportivos e internacionais na cidade, resolveram agir. Como é vocação do poder público agir sob pressão emergencial, intencionalmente ou não, suas atitudes e determinações transcorrem sem ponderar acerca dos impactos sociais sobre a população, que neste caso fora por décadas negligenciada.

O que a população solicita da prefeitura é legítimo e justo, uma audiência pública afim de melhores explicações. As desapropriações foram apresentadas aos moradores, aos comerciantes e aos frequentadores da região através de decreto publicado no Diário Oficial de 21 de junho de 2011, sem a menor satisfação e sem quaisquer esclarecimentos públicos. Afinal, é assim que transcorre a nossa democracia? Foi para isso que esperamos por mais de 20 anos entre os anos 60 e 80? Democracia de decreto, sem a participação e o consenso popular não é democracia de fato! Exemplos perniciosos como este podem semear o desconforto de um modelo político inadequado para as futuras gerações.

A população de Olaria, Ramos e Penha estão de parabéns com a mobilização demonstrada neste domingo, homens, mulheres, crianças e, sobretudo, idosos estavam lá, exercendo sua cidadania  e, por isso também,  contam com a minha total e irrestrita solidariedade e admiração, não somente por também ser cria da região e ter raízes no bairro, mas porque sou cidadão e exijo respeito por tal!
Respeito para aqueles que merecem MORAR sem serem importunados e desrespeitados justamente por quem nos deveria garantir habitat!

AUDIÊNCIA PÚBLICA JÁ!
ACERCA DA CONSTRUÇÃO DO TRECHO 2 DA TRANSACRIOCA!






2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É realmente um absurdo o poder público depois de tantos anos de esquecimento querer mudar com a estrutura e com a vida dos moradores do nosso bairro. Claro que queremos mudanças positivas, mas também queremos saber como serão estas mudanças antes que nossas casas sejam derrubadas. Casas essas que não são somente de tijolos e concreto, mas são feitas de sonhos e muito suor dos moradores.

    ResponderExcluir